Faleceu no dia 1 de Março de 2015 o escritor Amadeu Ferreira, vítima de doença que o minava há alguns meses — mais um rude golpe na cultura e literatura trasmontanas. Contava 64 anos.
Amadeu Ferreira, que era Presidente da Direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes, deixa uma imagem de homem afável e generoso, de uma energia inquebrantável e de uma multiplicidade surpreendente de interesses e actividades. Para além de professor de Direito e de vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, o Grémio Literário Vila-Realense recorda-o sobretudo como romancista e poeta de elevada qualidade, e também como o grande paladino do Mirandês, língua para a qual traduziu, sob o pseudónimo de Fracisco Niebro, obras importantes como Os Lusíadas, os Evangelhos, e Mensagem, de Fernando Pessoa, entre outras.
Realizou-se no dia 5 de Março na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, a sessão de lançamento da sua biografia (O fio das lembranças, da autoria de Teresa Martins Marques), e do seu último livro de poesia, Belheç / Velhice (bilingue mirandês / português).
FALECEU AMADEU FERREIRA
Notícias
Acessos: 4415